Atividades do Clube de Robótica – RoboEG

Inovação, Criatividade e Tecnologia: Construindo o Futuro, Passo a Passo!

O Clube de Robótica RoboEG do nosso agrupamento de escolas tem promovido atividades adaptadas a cada ciclo de ensino, com o objetivo de desenvolver competências em pensamento computacional, programação e inovação tecnológica.

No 1º ciclo, as atividades incluem Realidade Aumentada com o Quiver, a plataforma UBBU para literacia digital, e exercícios de Pensamento Computacional e lateralidade. Os alunos desenvolvem a aprendizagem em programação básica, com o Robo Super Doc, Blue Bot e o Maqueen Plus e, as plataformas Code.org, ScratchJr, Scratch e micro:Bit, desenvolvendo habilidades como resolução de problemas, coordenação motora, literacia digital, pensamento computacional, criatividade, programação e desenvolvimento de pequenos projetos.

No 2º ciclo, foca-se no Pensamento Computacional, de forma mais aprofundada, com atividades que favorecem a resolução de problemas e a organização do raciocínio. Os alunos participam em atividades que estimulam o raciocínio lógico e a análise de situações, criando soluções para desafios computacionais. Este ciclo é essencial para consolidar competências-chave, como a análise crítica e a resolução de problemas, que são fundamentais para o sucesso escolar e profissional. Os alunos desenvolvem a literacia digital e a programação com as plataformas Scratch e micro:Bit, desenvolvendo habilidades como resolução de problemas, coordenação motora, pensamento computacional, programação e desenvolvimento de pequenos projetos.

No 3º ciclo e no Secundário, os alunos têm a oportunidade de partilhar e solidificar os conhecimentos adquiridos, demonstrando o uso de diversas ferramentas de programação e robótica. Entre as tecnologias utilizadas estão o micro;Bit, mBlock, Open Roberta e Arduíno, e robôs como Super Doc, Blue Bot, Maqueen Plus e mBot2. Estas atividades incentivam a autonomia, a comunicação e a colaboração, preparando os alunos para o uso de tecnologias atuais e desenvolvendo competências essenciais para a sociedade digital. Além disso, o Clube de Robótica pretende integrar a modelação 3D e a impressão de peças nos projetos de programação e robótica. Esta abordagem permitirá aos alunos criar componentes físicos para os seus projetos, promovendo a criatividade e a aplicação de conceitos de design, matemática e engenharia. Ao combinar estas áreas, os alunos terão a oportunidade de explorar de forma prática e interdisciplinar, reforçando o seu interesse pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) e preparando-os para os desafios do futuro.

O Clube de Robótica oferece aos alunos uma experiência rica e diversificada, integrando programação, robótica e modelação 3D. Através de atividades práticas e interativas, os alunos desenvolvem competências essenciais em tecnologia, ciência, engenharia e matemática (STEM), enquanto estimulam a criatividade, a autonomia e a colaboração. As ferramentas utilizadas, como por exemplo Micro:Bit, mBlock, Arduíno e robôs educativos, preparam os nossos alunos para os desafios do futuro digital. Ao integrar a criação de componentes físicos com a impressão 3D, o Clube oferece uma abordagem completa e inovadora.

Convidamos todos os alunos a continuar a sua jornada no clube, explorando novas possibilidades e melhorando as suas habilidades para se tornarem os inovadores de o amanhã.