Desenvolvimento Digital das Escolas

O novo enquadramento institucional em matéria de transformação digital, trazido pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/ 2020, de 21 de abril, prevê a integração transversal das tecnologias nas diferentes áreas curriculares dos ensinos básico e secundário, visando a melhoria contínua da qualidade das aprendizagens e a inovação e desenvolvimento do sistema educativo, dotando as crianças e jovens das competências digitais necessárias à sua plena realização pessoal e profissional, bem como a igualdade de oportunidades no acesso a equipamentos e recursos educativos digitais de qualidade e o investimento nas competências digitais dos professores.  
Neste contexto, o Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) pretende ser um instrumento orientador e facilitador da adaptação e implementação das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem, levando a Escola a refletir e a definir estratégias que permitam a exploração do potencial do digital, integrando-o de forma holística na sua organização.

Para tal, a partir de uma reflexão interna, envolvendo os vários intervenientes, as escolas consideraram diferentes dimensões e definiram a sua própria estratégia global de desenvolvimento digital, contruindo e implementando o seu Plano de Ação de Desenvolvimento Digital, o qual conta com 3 dimensões:

Dimensão Organizacional

Liderança; trabalho colaborativo; desenvolvimento profissional e continuo dos recursos humanos da escola

Dimensão Pedagógica

Desenvolvimento curricular e avaliação; práticas pedagógicas; utilização de recursos educativos digitais

Dimensão Tecnológica e Digital

Infraestrutura, equipamentos e acesso à Internet; plataformas digitais

Desenvolvido em ambiente formativo, o Plano de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas constitui-se como um instrumento de reflexão e mudança de práticas nas organizações educativas e como um referencial estratégico de apoio à tomada de decisão e à monitorização do trabalho desenvolvido nas escolas, na área do digital. Integrar o digital nas práticas profissionais e pedagógicas dos docentes, nas práticas de aprendizagem dos alunos e no exercício da cidadania, deverá ser uma realidade em todas as escolas, garantindo uma maior igualdade e inclusão dos cidadãos e capacitando-os para que estejam aptos a utilizar as tecnologias e as infraestruturas digitais, com confiança e segurança.